21 de fevereiro de 2011

Ensaio sobre a felicidade !


Apetece-me escrever sobre felicidade, não sobre a sua semântica original mas sim sobre o que ela representa, o todo objectivo de felicidade. É difícil, seria bem mais fácil ter um apetite para descrever um sorriso, uma paisagem… Mas não teve que ser a felicidade, que tal como o amor são difíceis de descrever, penso mesmo que todas as frases usadas, dariam para escrever um livro enorme e, que mesmo assim não seria suficiente, ou melhor, não seria aceite por todos!
A felicidade é tão subjectiva como a perfeição.
Se perguntarmos a um sudanês o que é a felicidade, possivelmente responder-nos-ia água, capaz de acabar com toda a pobreza que está associada à sua escassez!
A um tibetano talvez respondesse uma separação da China, que pusesse fim ao genocídio cultural que tanto sofrem.
Já a um ocidental seria dinheiro, sucesso no trabalho, saúde, ou então, algo que acho ainda mais complicado de descrever, felicidade no amor!
Enfim, não é isto que quero, não quero descrever o que é a felicidade para os outros, sinceramente nem o que é para mim, sendo esse um assunto tão delicado e íntimo.
Quero descreve-la apenas como o acto em si, ou pelo menos em como a obter.
Na minha concepção ela é inatingível, pelo menos no momento que a queremos ou que mais dela precisamos. A felicidade é senhora de si mesma, não recebe ordens é impulsiva e imprevisível.
No mínimo poderemos compara-la, a questão persiste, compara-la com o quê? Ao Homem? A água? A liberdade? Não.
Dou voltas e voltas à minha cabeça, tentando compara-la com algo físico, visível aos olhos do Homem, à nossa visão limitada do mundo. Acabo por chegar à coisa que melhor é capaz de a descrever, ou melhor, que mais se assemelha aquilo que ela é, as suas propriedades, se é que ela as tem, enfim.
A borboleta! Este frágil animal é tão parecido com a natureza da felicidade, também esta é frágil, é viva e garrida. A borboleta é o símbolo da felicidade e se pensarmos bem nesse pequeno animal e a relação de interacção que com ela temos, reparamos que se é tal qual como a que temos com a felicidade. A borboleta é selvagem e indomável, tentamos apanha-la em vão, conseguindo-nos sempre escapar, até que, quando mal esperamos pousa-nos no ombro e nos dá a oportunidade de a contemplarmos! E como ela é bela!
A felicidade é mesmo isso, é inalcançável quando a queremos agarrar, vindo ela ter connosco se assim o desejar. Tal como a borboleta se por sorte a conseguirmos capturar, perde a sua vivacidade, cor e beleza, acabando por morrer. A felicidade é uma borboleta sem dúvida, que ser mais fantástico se atreve a ser tão semelhante como este frágil insecto?
Não consigo descrever a felicidade na sua essência, posso agora, pelo menos, dormir sem que esta vontade me assole mais o pensamento, consegui encontrar parte da sua essência, da sua representação na terra, a soberba borboleta…