12 de fevereiro de 2011

Trabalho vs factor cunha !


Numa conversa que um dia tive com um professor, eu explicava-lhe que gostava muito de determinado curso, mas que não o iria seguir, já que os índices de desemprego eram muito elevados! Eles responde-me “João há sempre emprego em todas as áreas, há é que trabalhar muito para ser o melhor, aí conseguirás!”.
Ontem tive uma conversa que me deixou a pensar, até que ponto isso é mesmo verdade? Não será, infelizmente, o factor cunha mais importante que qualquer talento? Rapidamente cheguei à conclusão que não, o meu professor está mais que certo, com muito trabalho e esforço tudo se consegue, por exemplo, se formos o melhor aluno do nosso curso, não estará nenhuma empresa interessada em nós? Somos uma mais-valia. Obviamente que este critério não se pudera aplicar em todos os cursos, reparemos que muitos deles valorizam mais a teoria que a prática e na verdade é bem mais fácil alguém ser bom na teoria do que na prática.
Mesmo  assim acredito que tudo se consegue com trabalho, esforço e dedicação, o que nos poderá definir e garantir emprego é nada mais nada menos que o trabalho que fizemos e consequentemente a classificação da média do curso.